sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cálculo Matemático e a profissão de Engenheiro Civil

A engenharia civil faz aplicação de conhecimentos ciêntíficos com certas habilitações específicas para criar estruturas e dispositivos que convertem recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas.
A função de engenheiro civil, tem como ferramenta fundamental a aplicação do cálculo matemático para elaborar projetos de edificações e construções. As unidades de medidas para otimização do material e a garantia de uma construção com qualidade e eficiência dependem do uso adequado de matemática na conclusão da obra.
O trabalho desenvolvido pela engenharia civil, fazendo o uso da matemática, tem como objetivo principal, a qualidade de vida em sociedade, criando projetos estruturais que gerem harmonia no modo de vida social.
A função de engenheiro civil, ganha cada vez mais importância para elaboração de projetos que tragam melhorias no meio social, tanto na atividade empresarial como no trabalho governamental. A pessoa que realiza a atividade de engenheiro, precisa ter uma afinidade especial com cálculo matemático, fazendo uso dos recursos ciêntíficos para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
O gosto pela matemática constitiu requisito básico no exercício da atividade de engenheiro civil, onde projetos são desenvolvidos, usando os cálculos numéricos que viabilizem a execução da obra em seu contexto organizacional e social.
A formação de profissionais competentes na engenharia civil, pode ser dimencionada pela facilidade no uso do cálculo matemático, utilizando os recursos energéticos e naturais para gerar qualidade de vida e preservando o meio ambiente.O mundo competitivo e em constantes transformações, exige do engenheiro civil aperfeiçoamentos contínuos no exercício da profissão, fazendo uso das informações e enovações tecnológicas que mantenham um nível de competência e reconhecimento no mercado de trabalho.

Um comentário: